Escola em saída
30/01/2024
Alunos e professores do Ensino Fundamental II participaram na manhã dessa segunda-feira, 28, da Abertura da Mostra Científica. Até o dia 2 de julho, os estudantes dos 6ºs aos 9ºs anos apresentarão as pesquisas desenvolvidas sobre o tema “Ciência a serviço da vida”. Os encontros acontecerão na Sala Virtual “Auditório”, na Plataforma Classrom.
A solenidade de abertura marcou a estreia do Canal (YouTube) do Colégio dos Santos Anjos- Unidade Varginha (MG). O evento contou com a participação do ex-professor da instituição e atual Deputado Estadual de Minas Gerais, Cleiton de Oliveira.
Em videoconferência, o Deputado criticou os recentes cortes de recursos destinados às pesquisas realizadas pelas Universidades Federais. “Cientistas estão deixando o país por falta de investimentos. Além disso, é preciso tomar cuidado com as fakenews que desmoralizam os trabalhos científicos”. O político acredita que através da Ciência é possível diminuir a desigualdade social, potencializar a economia e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ele trouxe, como exemplo, o aumento na qualidade e do valor agregado dos produtos agropecuários produzidos na região: “Os cafeicultores de Carmo de Minas e os produtores de queijos artesanais de Alagoa tiveram suas vidas transformadas. Ao mudar a realidade local, estamos mudando a realidade global”. O ex-professor de História do Colégio afirmou ainda: “Como historiador, digo que o progresso se concentra na evolução da ciência e nas suas decorrentes aplicações”. O parlamentar propôs a reflexão: “Devemos salvar os ursos polares, mas também, os seres humanos. É preciso olhar a nossa volta e analisar o que pode ser feito em prol da vida. Temos que trabalhar em sintonia com a natureza, com a ‘Casa Comum’. O cientista deve proteger pessoas”.
A Diretora Pedagógica, Arlete Ribeiro Ramos Gomes, declarou a abertura dos trabalhos e defendeu a partilha do conhecimento. A Orientadora Educacional, Selmara Caovila, apresentou a música “Eu só peço a Deus”, interpretada por Beth Carvalho e Mercedes Sosa. “É uma forma de sensibilizarmos com as questões sociais que também serão tratadas nas apresentações”, disse.
A professora de Ciências, Flávia Barros, disse que “geralmente é na escola onde o indivíduo desperta o interesse pela Ciência. Através das perguntas, os problemas começam a serem resolvidos. O conhecimento é o modelo da vida, da transformação”.
Flávia Viegas, professora da disciplina Sustentabilidade, ressaltou que “a evidência científica e os princípios éticos devem guiar comportamentos, políticas de ação e decisões governamentais para fortalecerem as agendas do desenvolvimento sustentável”. O professor Hugo também coordena o projeto.
O Deputado Cleiton Oliveira finalizou a apresentação incentivando os estudantes a prosseguirem nos estudos: “Eu acredito na educação que nos leva a uma vitória coletiva. Desejo que a Mostra Científica seja um passo pequeno, mas importante, para que isso aconteça”.