blog

Madrugadas frias: Alunos se mobilizam para ajudar população

Um grupo de estudantes do Ensino Médio do Colégio dos Santos Anjos arrecadou dezenas de pares de roupas, calçados, agasalhos e R$1300 com o objetivo de amenizar o frio enfrentado pelas pessoas que vivem em situação de rua em Varginha.

A ideia surgiu há uma semana com o aluno Otávio César Rezende e ganhou força quando o estudante dividiu a angústia com os colegas da série seguinte (3º ano do Ensino Médio).  O grupo agiu rapidamente, pois a previsão era de temperaturas abaixo dos 10ºC para as madrugadas seguintes. “Em dois dias, conseguimos R$1300 e dezenas de agasalhos. Usamos o dinheiro para comprar cobertores, calças e materiais de higiene”, contou Breno Mengale.

O estudante Leonardo Kazuo afirma que pelo menos 10 pessoas em situação de rua receberam as doações diretamente das mãos dos alunos. “Participar das entregas me emocionou. Ao receber um cobertor, a pessoa abre um sorriso”.

Breno conta ainda que as lojas de Varginha ofereceram descontos quando descobriam a destinação das compras: “É a corrente do bem. O dinheiro rendeu e assim pudemos estender as doações para muito mais pessoas”.

Além das pessoas em situação de rua, o grupo encaminhou as doações para quatro instituições:  Centro POP (Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua), Igreja do bairro Imaculada, Centro de Referência de Assistência Social- CRAS (Urupês) e com uma entidade que dá assistência às pessoas que moram na Zona Rural.

O grupo que também é composto pela aluna Laura Ottoni, agradece a todos os colegas que colaboraram. “A maioria das doações foi feita pelos colegas do Colégio dos Santos Anjos. Agradecemos também ao professor Gustavo e à orientadora Selmara, que nos ajudaram a colocarmos o projeto em prática. Agradecemos aos lojistas pelos descontos e influenciadores digitais que contribuíram na divulgação”, finaliza Kazuo.

A ação tem relevância, ao trazer para a realidade dos alunos não apenas a solidariedade, mas a reflexão sobre a questão social que atinge as pessoas em situação de rua em nosso município:  “São pessoas de diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos e fragilizados, e que em tempos de frio e pandemia, estão em extremas condições de risco. Com a ação, eles puderam conhecer essa realidade e, também, quais os equipamentos públicos da Assistência Social que atuam com essa população”, completa a Assistente Social do Colégio, Fanny Valias.