blog

Alunos do 7ºs anos participam de Discussão sobre o Plano Diretor

Os alunos dos 7ºs anos participarão de uma Discussão sobre o Plano Diretor Urbano de Varginha com o vereador Rodrigo Naves. A atividade foi proposta pelo Professor de Geografia Rodrigo Bráulio e está marcada para o dia 14 de julho, na Sala Auditório (Classroom).

O que é o Plano Diretor?

O Plano Diretor é o documento central usado como referência para as políticas de desenvolvimento dos municípios. De acordo com o Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001), o plano é obrigatório para todas as cidades do Brasil com mais de 20 mil habitantes. Uma vez aprovado como lei municipal, torna-se o instrumento oficial da política de desenvolvimento e expansão urbana, essencial para o processo de planejamento municipal. Em outras palavras, o Plano Diretor é uma lei municipal elaborada pela Prefeitura com a aprovação da Câmara Municipal e principalmente da Sociedade, para organizar a demanda, o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial e a prioridade dos investimentos da cidade.

 

Quais são os elementos essenciais a serem contemplados no Plano?

Sustentabilidade, urbanismo, infraestrutura, meio ambiente, transporte, educação, saúde, serviços sociais, cultura, esporte e lazer são alguns dos temas a serem debatidos para direcionar o planejamento da cidade.